sábado, 4 de outubro de 2008

Robert Mapplethorpe






Robert nasceu no dia 04/11/1946. Sua família era pobre e morava em um subúrbio de Nova York.
Estudou arte no Pratt Institute do Brooklyn, suas primeiras fotos foram tiradas na década de 70 com uma Polaroide.
Robert Mapplethorpe foi um dos aristas que mais causou polêmicas nos anos 80.
É conhecido por suas fotografias de composições clássicas que retratam, principalmente, o nu masculino, e por sua maneira controversa de abordar o erotismo. Retrata também temas de retratos e naturezas mortas. Algo que predomina em toda sua obra é o perfeccionismo técnico.
Robert era um dos mais controvertidos fotógrafos contemporâneos e, por isso, gerou muita polêmica, fez auto retrato vestido de mulher, nu masculino e era homossexual.













Natureza morta sempre associada à sensualidade




A partir dos anos 80 o fotógrafo passa a refinar seu trabalho a nível técnico e estético, produzindo imagens explorando o nu artístico sob uma ótica clássica e composição purista, still life de flores. São desta fase algumas de suas fotos mais marcantes de homossexuais em rituais sadomasoquistas, muitas das quais foram proibidas de serem expostas nos EUA.
Seus clientes incluíam famosos de Hollywood e membros d
a nobreza européia.







Arnold Schwarzenegger


Suas últimas fotografias são basicamente divididas em dois grupos, o corpo humano e flores, sendo que as fotografias de flores e arranjos florais fazem clara referência à sexualidade.
Após sua morte, em 1989, aos 42 anos, e em consequência da AIDS, Mapplethorpe teve seu último livro proibído, retirado de bibliotecas e centros culturais, criando uma das maiores e mais recentes controvércias sobre a liberdade de expressão nos EUA.
Desde sua morte, suas fotografias foram varias vezes denunciadas no Senado Norte Americano, provocando processos e julgamentos em torno de obcenidade e pornografia.



















Nu Artistico



Hoje, seu trabalho já pode ser visto em galerias e museus, mas sempre com certas restrições.
.






















































Nenhum comentário: